Psyko Killer Admin
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| Assunto: A colonização Seg Dez 04 2006, 10:31 | |
| A colonização
- A colonização em geral :
A Colonização é um passo importantíssimo no jogo. Primeiro, ela permite fazer crescer o teu império, permitindo-te de desenvolveres as minas em cada um dos teus novos planetas. Assim, com um custo mínimo, garantes uma produção cada vez maior das minas do teu império. De outro ponto de vista, a colonização também te permite alargar os teus horizontes ofensivos. Pois como o consumo de deutério e o tempo de viagem aumentam a cada sistema solar que atravesses, constitui-se rapidamente a ideia de um raio de acção limitado à volta do teu planeta mãe. Assim, quanto mais colónias tens, mais zonas de ataque tens e maior é o teu raio de acção.
Independentemente do teu estilo de jogo, uma coisa é certa. Quanto mais depressa colonizares, melhor. No entanto, a colonização não se faz à parva e é algo que se deve pensar bem. Mas primeiro deixa-me te dar algumas informações.
- Informações úteis :
aqui está o tamanho médio dos planetas colonizados em função da posição : 1 : média : 64, 60% entre 48 e 80 campos 2 : média : 68, 60% entre 53 e 83 campos 3 : média : 73, 60% entre 54 e 82 campos 4 : média : 173, 60% entre 108 e 238 campos 5 : média : 167, 60% entre 95 e 239 campos 6 : média : 155, 60% entre 82 e 228 campos 7 : média : 144, 60% entre 116 e 173 campos 8 : média : 150, 60% entre 123 e 177 campos 9 : média : 159, 60% entre 129 e 188 campos 10 : média : 101, 60% entre 79 e 122 campos 11 : média : 98, 60% entre 81 e 116 campos 12 : média : 105, 60% entre 85 e 129 campos 13 : média : 110, 60% entre 60 e 160 campos 14 : média : 84, 60% entre 42 e 126 campos 15 : média : 101, 60% entre 54 e 149 campos
Os planetas maiores são os posicionados em 4, 5 e 6. No entanto, ao colonizares nessas posição, sempre tens possibilidades de teres planetas pequenos, do tipo 50 ou 60 campos. Há quem aconselha guardar os planetas acima dos 70 ou 80 campos, sobretudo ao principio. Eu não o aconselho muito porque obriga numa fase mais avançada do jogo a abandonar essas colónias para encontrar outras com muito mais campos. As colónias definitivas não convêm ter menos de 170 campos, e o melhor é mesmo mais de 200. No entanto, Quando se começa a colonizar, se as tuas primeiras colónias são todas pequenas, ai sim, vale mesmo a pena guardar os planetas mais pequenos, mas cuidado, não podes guardar 8 planetas pequenos! Pessoalmente, devo ter mandado umas 6 naves de colonização antes de ter a sorte de ter um planeta como deve ser (304 campos :p ) e ai sim, tive de guardar alguns pequenos onde só desenvolvi as minas mas que vou ter de abandonar. Por acaso, até já abandonei um ontem, menos 39 lugares na classificação... Quando mais edifícios inúteis desenvolveres na tua colónia pequena, quanto mais pontos perderas quando a deixares, não te esqueças de isso.
A não ser o tamanho, outras coisas variam em função da distancia ao sol. É o caso da produção de energia dos satélites solares, e a produção de deutério que crescem de maneira opostas. Um planeta perto do sol (posição 0) vai ser quente. Os satélites solares vão então produzir mais energia mas as minas de deutério vão ser menos eficazes. Ao contrario, um planeta em posição 15 vai produzir mais deutério, mas a produção de energia dos satélites solares vais ser ridícula.
Quando colonizas um planeta e que o abandonas por ser muito pequeno, se colonizar novamente no mesmo sitio, o tamanho do novo planeta será independente do tamanho do primeiro.
- Colonizar em função do estilo de jogo :
Há dois estilos de jogo dominantes que são atacantes e mineiros. No caso do mineiro, o melhor é colonizar pelos lados do 4, 5 e 6. As hipóteses de calhar com planetas grandes são maiores, dando assim espaço para as minas, e a relativa curta distancia com o sol permite que os satélites solares produzem muita energia. No caso dum jogador que tem um estilo de jogo globalmente ofensivo, este poderá colonizar alguns planetas mais longe do sol. Estes planetas serão maiores produtores de deutério, um recurso indispensável em grandes quantidades para qualquer jogador ofensivo. No entanto, se um jogador ofensivo se quiser tornar mineiro no futuro, será muito mais difícil com planetas pequenos e com satélites solares que produzem pouco, obrigando a construção de plantas solares maiores e muito custosas, ou a utilização das plantas de fusão que acabam por gastar muito deutério. | |
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